Parler Mark
Close Side Navigation
Parler Logo
Profile Cover Photo
Fundação Alexandre de Gusmão funagbrasil Perfil oficial da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores | http://www.funag.gov.br | http://www.funag.gov.br/biblioteca

Daqui a pouco, às 18h (horário de Brasília), terá início a conferência da Diretora do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Itamaraty, Ministra Cecília Kiku Ishitani, sobre “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, parte do ciclo de conferências sobre a sobre a nova política externa brasileira, uma parceria da FUNAG e do Ministério das Relações Exteriores com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira | Ministra Cecília Kiku Ishitani A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, com a Diretora de Departamento de Japão,... https://youtu.be/gGUoiiFlDWM

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança 2ª edição da obra 𝘋𝘪𝘱𝘭𝘰𝘮𝘢𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘐𝘮𝘱𝘦́𝘳𝘪𝘰 𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘰 𝘥𝘢 𝘗𝘳𝘢𝘵𝘢 (𝘢𝘵𝘦́ 1865), do diplomata Álvaro Teixeira Soares. Publicada originalmente em 1955, a obra há muito encontrava-se esgotada e pouco acessível aos leitores.

Teixeira Soares apresenta no livro visão panorâmica sobre a atuação brasileira na bacia do Prata do período colonial até o início da Guerra do Paraguai (1864-1870) e contesta a historiografia revisionista que buscava atribuir ao Império do Brasil a culpa pelo começo desse conflito internacional, ao expor a teia de interesses de Paraguai, Argentina e Brasil na disputa entre 𝘤𝘰𝘭𝘰𝘳𝘢𝘥𝘰𝘴 e 𝘣𝘭𝘢𝘯𝘤𝘰𝘴 no Uruguai.

📚 A obra integra a coleção “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022” e está disponível para 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Amanhã, às 18h (horário de Brasília), a FUNAG transmitirá a conferência da Diretora do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Itamaraty, Ministra Cecília Kiku Ishitani, sobre “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, parte do ciclo de conferências sobre a sobre a nova política externa brasileira, uma parceria da FUNAG e do Ministério das Relações Exteriores com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira | Ministra Cecília Kiku Ishitani A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, com a Diretora de Departamento de Japão,... https://youtu.be/gGUoiiFlDWM

🎙 Ouça a conferência “A diplomacia do agronegócio”, com o Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Ministro Alexandre Peña Ghisleni. O evento, parceria do Ministério das Relações Exteriores e da FUNAG com a Federação das Indústrias de Minas Gerais, foi transmitido no dia 23 de fevereiro.

A conferência está disponível nas principais plataformas de 𝘱𝘰𝘥𝘤𝘢𝘴𝘵.

X
Image
Image
Article Image

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica, em sua biblioteca digital, a obra 𝘖 𝘵𝘳𝘢𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘣𝘦𝘮-𝘦𝘴𝘵𝘢𝘳 𝘢𝘯𝘪𝘮𝘢𝘭 𝘯𝘢 𝘱𝘰𝘭𝘪́𝘵𝘪𝘤𝘢 𝘦𝘹𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 𝘣𝘳𝘢𝘴𝘪𝘭𝘦𝘪𝘳𝘢: 𝘥𝘦 𝘱𝘳𝘦𝘰𝘤𝘶𝘱𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘢 𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰̂𝘮𝘪𝘤𝘢, da Ministra Paula Aguiar Barboza.

O tema tem atraído cada vez mais interesse na esfera das relações internacionais por ser um dos parâmetros utilizados por mercados mais exigentes na aquisição de produtos de origem animal. Para o Brasil, segundo maior fornecedor mundial de alimentos e um dos líderes na exportação desses produtos, o tema reveste-se de particular importância.

⬇📚 A obra, originalmente apresentada no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, está disponível para 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito na biblioteca da FUNAG (𝘭𝘪𝘯𝘬 na bio).

X
Image
Image

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida a assistir aos vídeos da conferência do Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Ministro Alexandre Peña Ghisleni, sobre a diplomacia do agronegócio.

O evento, realizado no dia 23 de fevereiro, integra o ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira, uma parceria do Ministério das Relações Exteriores e da FUNAG com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

🎥 Assista aos vídeos da conferência:

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, com a Diretora de Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Itamaraty, Ministra Cecília Kiku Ishitani, na próxima quarta-feira, 3 de março, às 18h (horário de Brasília).

A palestra da Ministra Cecília Kiku Ishitani integra a programação do ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira, inaugurado pelo Chanceler Ernesto Araújo em 22 de setembro de 2020, uma parceria da FUNAG e do Ministério das Relações Exteriores com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira | Ministra Cecília Kiku Ishitani A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência “Japão, Coreia do Sul e Austrália: Parceiros do Brasil na Ásia-Pacífico”, com a Diretora de Departamento de Japão,... https://youtu.be/gGUoiiFlDWM

Daqui a pouco, às 18h, a FUNAG transmitirá a conferência do Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Ministro Alexandre Peña Ghisleni.

Ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira | Ministro Alexandre Peña Ghisleni A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) convida para a conferência do Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Ministro Alexandre Peña Ghisleni, sobre a diplomacia do... https://youtu.be/qaeqOPug0x0

Ouça a entrevista com o Conselheiro Davi Augusto Oliveira Pinto sobre o seu livro 𝘈 𝘥𝘪𝘱𝘭𝘰𝘮𝘢𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘣𝘢𝘯𝘤𝘰𝘴 𝘤𝘦𝘯𝘵𝘳𝘢𝘪𝘴: 𝘳𝘦𝘯𝘰𝘷𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘷𝘦𝘳𝘴𝘶𝘴 𝘢𝘯𝘢𝘤𝘳𝘰𝘯𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘯𝘰 𝘉𝘢𝘯𝘤𝘰 𝘥𝘦 𝘊𝘰𝘮𝘱𝘦𝘯𝘴𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘪𝘴 (𝘉𝘐𝘚), disponível nas principais plataformas de podcast.
A entrevista também está disponível em vídeo no canal da FUNAG no YouTube.
Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito do livro na biblioteca digital da FUNAG.

(𝘓𝘪𝘯𝘬𝘴 no 𝘴𝘭𝘪𝘥𝘦 rotativo)

X
Image
Image
Article Image
A diplomacia dos bancos centrais: renovação versus anacronismo no Banco de Compensações Internacionais (BIS) http://funag.gov.br/biblioteca/index.php?route=product/product&product_id=1093

Para contribuir com a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, a realizar-se em 7 de setembro de 2022, a FUNAG lançou a coleção de livros “Bicentenário: Brasil 200 anos – 1822-2022”. As obras publicadas têm o objetivo de recuperar, preservar e tornar acessível a memória diplomática sobre esse período da história do país.

Na biblioteca digital da FUNAG, os livros são separados por coleções: Bicentenário Brasil 200 anos – 1822-2022; Política Externa Brasileira; Relações Internacionais; História Diplomática; Memória Diplomática; Direito Internacional; Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco; Clássicos IPRI; Em Poucas Palavras; Eventos, entre outras. A FUNAG também edita os periódicos 𝘊𝘢𝘥𝘦𝘳𝘯𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘗𝘰𝘭𝘪́𝘵𝘪𝘤𝘢 𝘌𝘹𝘵𝘦𝘳𝘪𝘰𝘳 𝘥𝘰 𝘐𝘗𝘙𝘐 e 𝘊𝘢𝘥𝘦𝘳𝘯𝘰𝘴 𝘥𝘰 𝘊𝘏𝘋𝘋.
O 𝘭𝘪𝘯𝘬 para a biblioteca está na bio.

X
Image
Image

A Fundação Alexandre de Gusmão coloca à disposição do público obras relativas ao estudo dos grandes temas de interesse da política externa brasileira e das relações internacionais. As mais de 800 obras publicadas pela FUNAG encontram-se em formato digital para 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito em: 𝗳𝘂𝗻𝗮𝗴.𝗴𝗼𝘃.𝗯𝗿/𝗯𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮

X
Image
Image

FUNAG convida para assistir à palestra inaugural do ciclo de conferências sobre a nova política externa brasileira, proferida pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, no dia 22 de setembro de 2020. O Chanceler abordou o tema “A nova projeção internacional do Brasil”.

Ministro Ernesto Araújo: a nova projeção internacional do Brasil O Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promovem ciclo de conferências sobre a nova... https://youtu.be/pRcNHJT0Nxk

📚 Para saber mais sobre Alexandre de Gusmão, faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra 𝘈𝘭𝘦𝘹𝘢𝘯𝘥𝘳𝘦 𝘥𝘦 𝘎𝘶𝘴𝘮𝘢̃𝘰 𝘦 𝘰 𝘛𝘳𝘢𝘵𝘢𝘥𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘥𝘳𝘪, de Jaime Cortesão, disponível na biblioteca digital da FUNAG:

No dia 30 de dezembro, rememora-se o falecimento de Alexandre de Gusmão, o “avô da diplomacia brasileira”. Nascido em 1695, em Santos, Gusmão tem esse epíteto por ter sido um dos principais responsáveis pelo Tratado de Madri de 1750, que ampliou significativamente as fronteiras do Brasil, incluindo a Amazônia, o Planalto Central e os Sete Povos das Missões.

🖥 Leia a breve biografia de Alexandre de Gusmão no site da FUNAG: 𝗵𝘁𝘁𝗽://𝗯𝗶𝘁.𝗹𝘆/𝗾𝘂𝗲𝗺-𝗳𝗼𝗶-𝗮𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲-𝗱𝗲-𝗴𝘂𝘀𝗺𝗮𝗼

X
Image
Image